A ONU (Organizações das Nações Unidas) criou em 22 de março de 1992 o dia Mundial da Água. A razão dessa preocupação é que apenas 0,008% dessa água é potável e os rios, lagos e lagoas estão sendo poluídas todos os dias.
O objetivo desse dia é criar um momento de reflexão e análise do que é necessário fazer para amenizar os impactos ambientais.
É preciso ter consciência do uso racional da água, economizar durante o banho, a lavagem de louças, escovação de dentes, etc.
O equilíbrio e o futuro do nosso planeta depende das nossas atitudes de hoje, pois a água é um bem que recebemos gratuitamente e temos obrigação de preservar.
O GIA (Grupo de Interesse Ambiental) juntamente com o GAN (Grupo Amigo da Natureza), com apoio da Câmara de Vereadores de Baturité, realizou na praça Santa Luzia o Encontro Regional do Maciço com intuito de mostrar aos jovens a importância da preservação da água.
O evento aconteceu nos dias 20 e 21 de março de 2010 e contou com a participação da Semace, Condema, Flor de Mandacaru, Grupo Nativus, Mosteiro dos Jesuítas, escolas publicas e particulares de Baturité.
O GIA apresentou um cinema sócio-ambiental, teatro, dinâmica da água, um momento musical,eco-debates, a caminhada das águas e uma audiência pública para tratar dos conflitos sócios-ambientais (água e lixo).
Vamos salvar o planeta, reciclando a água e repassando idéias ecológicas para parentes e amigos, assim estamos garantindo o nosso futuro e a preservação das futuras gerações.
Talita Alves